Notas de Diálogos

As Notas de Diálogo devem conter conteúdo inédito escrito, preferencialmente, em português e espanhol, admitindo-se outros idiomas como catalão, francês, galego, inglês e italiano.
Deve conter no mínimo 500 e no máximo 1.500 palavras em seu texto principal, desconsiderando Título; Nome(s) e Apresentação do(s) Autor(es); e Referências Bibliográficas. Além do texto principal, pode haver Figuras, Quadros e Notas de Rodapé.
Todas as Notas de Diálogo serão enviadas em arquivo com extensão *.doc ou *.docx, preferencialmente feito em Word Microsoft.
As páginas devem ter formato A4 (21 x 29,7 cm); com margens superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm; com espaçamento entre linhas de 1,5 no texto principal.
Toda a Nota de Diálogo será escrita com fonte Arial.

Título
O título principal será em tamanho de fonte 14; Negrito; Maiúsculas; e centralizado na página. O subtítulo principal, caso houver, deve seguir o mesmo padrão do título.

Exemplo de título:

APORTES PARA A ANÁLISE ESPACIAL DO ATUAL PACTO FEDERATIVO BRASILEIRO: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO URBANO, CIDADE E EXERCÍCIO DO PODER

O texto deve ser escrito, preferencialmente, sem divisões em partes. Havendo a necessidade, o título das partes será escrito em tamanho 12; Itálico; Maiúsculas e Minúsculas; alinhado à esquerda, sem numeração sequencial.
Sobre os títulos de Figuras e Quadros ver item Figuras e Quadros.

Nome(s) de autor(es)
O(s) nome(s) do(s) autor(es) deverá(ão) ser escrito(s) depois do título principal (e subtítulo principal, se existir), separado por uma linha, em tamanho 12; Normal; Maiúsculas e Minúsculas; e alinhado à direita. Cada nome em uma linha. Fazer uma nota de roda pé com um breve currículo do(s) autor(es), escrevendo nome da instituição que representa, cargo ou atividade de exercício e endereço eletrônico, em tamanho 10; Normal; Maiúsculas e Minúsculas; justificado. A Nota de Rodapé do(s) autor(es) deve ser chamada com um “*”, somando quantos mais forem os coautores (“**”; “***”; etc.).

Texto da Nota de Diálogo
O texto deverá ser escrito em tamanho 12; primeira linha iniciando-se a 1,25 cm da margem esquerda; justificado; sem quebras de palavras. Deverá ser escrito na norma culta da língua escolhida para desenvolvimento do texto, de forma clara e objetiva.
Inicia a uma linha depois do nome(s) do(s) autor(es).

Figuras e Quadros
Além do texto, só existirão quadros e figuras.

Figuras
Com a denominação de Figura se incluem os gráficos, mapas, fotografias, desenhos e similares. Sua inclusão no texto deve responder a verdadeiras exigências do conteúdo e em nenhum caso a meras razões estéticas. Deverá remeter-se a elas explicitamente no texto do artigo (exemplo: vide figura 1). As figuras serão enumeradas correlativamente com algarismos arábicos e se situarão no texto, no lugar que lhes correspondam. Mesmo assim, enviar-se-ão em arquivo a parte em uma das extensões habituais (*.jpg, *.gif, *.png, *.bmp, etc.), com  resolução mínima de 300 dpi. 
Cada figura levará abaixo a indicação Figura com seu número e ponto em tamanho 10; Normal; iniciando junto à margem esquerda, seguida do título em Negrito; Maiúscula e Minúscula, justificado; espaçamento entre linhas simples entre a figura e seu título (exemplo: Figura 4. Mapa do estudo de caso). Abaixo se pode assinalar uma breve explicação e se fará a indicação da fonte, em tamanho 10; Normal; iniciando junto à margem esquerda; justificado; e espaçamento simples.

Quadros
Como Quadro incluem informação que não pode ir no texto, ou que amplia ou complementa o que se diz nele: quadros, tabelas estadísticas e resumos sintéticos, entre outros. Enumerar-se-ão correlativamente com algarismos arábicos e se situarão no texto, no lugar que lhes correspondam. Sempre haverá que se aludir a eles explicitamente no texto (exemplo: vide quadro 1). 
Cada quadro será encabeçado com a expressão Quadro com seu número e ponto em tamanho 10; Normal; iniciando junto à margem esquerda, seguido de seu título em Negrito; Maiúscula e Minúscula, justificado e espaçamento entre linhas simples (exemplo: Quadro 3. Quadro sintético conceitual). Ao final, em tamanho 10; Normal; iniciando junto à margem esquerda, indicar-se-á a fonte da informação. Quando for o caso se indicará “Fonte: Elaboração própria”.
Os quadros com certa complexidade serão enviados em arquivo a parte.

Notas
As notas serão de rodapé na página de sua chamada, de maneira numerada e vinculada, em tamanho 10; Normal; Maiúscula e Minúscula; espaçamento entre linhas simples; e justificada. Utilizar-se-ão para aportar dados ou observações complementares ao conteúdo do texto.

Citações
Citações diretas, que não excedam três linhas, serão feitas no texto entre aspas.
Exemplo:

Como nos diz Oliveira e Araújo Sobrinho (2012, p. 2), “em toda disciplina científica, o conceito fundamental é aquele que traduz seu objeto de estudo”.

Quando a citação direta exceder três linhas, será feita separada do texto por uma linha, recuo de 4 cm da margem esquerda; tamanho 10; Normal; espaçamento entre linhas simples; e justificada.
Exemplo:

[...] estando associada a uma porção específica da superfície da Terra identificada seja pela natureza, seja por um modo particular como o Homem ali imprimiu as suas marcas, seja com referência à simples localização. Adicionalmente a palavra espaço tem o seu uso associado indiscriminadamente a diferentes escalas, global, continental, regional, da cidade, do bairro, da rua, da casa e de um cômodo no seu interior (Corrêa, 2000, p. 15).

Mesmo que a citação seja feita de forma indireta, por meio da interpretação sobre conceito de outrem, por exemplo, é aconselhável a indicação da referência abreviada ao final da frase ou parágrafo.

Referências bibliográficas
As referências bibliográficas deverão aparecer completas ao final da Nota de Diálogo, ordenada alfabeticamente e, para cada autor, em ordem cronológica, da obra mais antiga à mais recente. Serão escritas em tamanho 12; iniciando junto à margem esquerda; justificado; e separadas com uma linha.
As referências bibliográficas disponíveis na internet, deverão seguir as normas a seguir, acrescidas do endereço eletrônico em que estão disponíveis e a data de acesso.
Exemplo:
BRASIL, Presidência da República. Constituições. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/principal.htm> Acesso em: 7 jun. 2012.

Livros completos
Sobrenome(s) em Maiúscula com uma vírgula e o nome(s) ou sua(s) inicial(is), terminado com ponto (separar coautor com ponto e vírgula – se for organizador(es) do livro, acrescentar “org.” entre parênteses); título do livro em Itálico (se houver subtítulo, separar com dois pontos, escrito Normal), terminado com ponto; edição (quando se tratar da segunda ou mais edições) terminado com ponto; local de publicação, terminado com dois pontos; editora(s), terminado com vírgula; ano da edição, terminado com ponto.
Ao ordenar as publicações de um mesmo autor ou autores, não é necessário repetir o sobrenome e nome. Colocar somente sete travessões (underline) seguidos de um ponto.
Quando um mesmo autor possui mais de um livro com o mesmo ano de edição, ordenar com letras minúsculas depois do ano.
Exemplo:

DISTRITO FEDERAL. Governo do Distrito Federal. Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal. Companhia de Planejamento do Distrito Federal. Distrito Federal: síntese de informações socioeconômicas. Brasília: CODEPLAN, 2010. Disponível em: <http://www.codeplan.df.gov.br/sites/200/216/00000749.pdf>. Acesso em: 2 maio 2012.

SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: USP, 2002a.

_______. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: USP, 2002b.

VELÁZQUEZ, Guillermo Angel; GARCÍA, María Celia (org.). Calidad de Vida Urbana: aportes para su estudio en Latinoamerica. Tandil: CIG, 1999.

Capítulos de livro
Sobrenome(s) em Maiúscula com uma vírgula e o nome(s) ou sua(s) inicial(is), terminado com ponto (separar coautor com ponto e vírgula); título do capítulo em Normal, terminado com ponto; termo “In”, terminado com dois pontos; Sobrenome(s) em Maiúscula com uma vírgula e o nome(s) ou sua(s) inicial(is), terminado com ponto (separar coautor com ponto e vírgula – se for organizador(es) do livro, acrescentar “org.” entre parênteses); título do livro em Itálico (se houver subtítulo, separar com dois pontos, escrito Normal), terminado com ponto; edição (quando se tratar da segunda ou mais edições) terminado com ponto; local de publicação, terminado com dois pontos; editora(s), terminado com vírgula; ano da edição, terminado com ponto; número das páginas do capítulo.
Exemplo:

STEINBERGER, Marília; AMADO, Theodelina Moreira. O espaço urbano no Zoneamento Ecológico-Econômico: esboço metodológico. In: STEINBERGER, Marília (org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15 / LGE, 2006. p. 151-185.

STEINBERGER, Marília. Território, ambiente e políticas públicas espaciais. In: _______ (org.). Território, ambiente e políticas públicas espaciais. Brasília: Paralelo 15 / LGE, 2006. p. 29-82.

Artigos em revista
Sobrenome(s) em Maiúscula com uma vírgula e o nome(s) ou sua(s) inicial(is), terminado com ponto (separar coautor com ponto e vírgula); título do artigo em Normal, terminado com ponto; título da revista em Itálico (se houver subtítulo, separar com dois pontos, escrito Normal), terminado com vírgula; local de publicação, terminado com dois pontos; editora, terminado com vírgula; volume e número da edição, separados por vírgulas; páginas do artículo; período da edição (meses abreviados e ano), terminado com ponto.
Exemplo:

OLIVEIRA, Nathan Belcavello de. Discutindo parâmetros urbanos para o Estudo de Viabilidade Municipal. Bahia Análise & Dados, Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, v.19, n. 3, p. 693-706, out.-dez. 2009.
 
SCHNEIDER, Sergio; TARTARUGA, Iván G. Peyré. Território e abordagem territorial: das referências cognitivas aos aportes aplicados à análise dos processos sociais rurais. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, Campina Grande: UFCG, vol. 23, n. 1 e 2, p. 99-116, jan.-dez. 2004. Disponível em: <http://www.ufcg.edu.br/~raizes/artigos/Artigo_4.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2009.

Leis e normas
Nome, em Maiúscula, do país ou da entidade político-administrativa e o órgão responsável pela publicação (quando se tratar de ato administrativo), separado por ponto, terminado com ponto; tipo e número da norma (lei, decreto, etc.) em Itálico, terminado com vírgula; data de publicação da norma; epígrafe (quando existir), terminado com ponto; local de publicação, terminado com dois pontos; editora (quando houver), terminado com vírgula; ano de publicação, terminado com ponto.
Exemplo:

DISTRITO FEDERAL. Lei Distrital nº. 385, de 16 de dezembro de 1992. Autoriza a implantação do Bairro Águas Claras, na Região Administrativa de Taguatinga – RA III, e aprova o respectivo Plano de Ocupação. Brasília: Câmara Legislativa do Distrito Federal, 1992. Disponível em: <http://www.cl.df.gov.br/portal/legislacao/leis-distritais-1>. Acesso em: 8 jun. 2008.

_______. Lei Complementar nº. 90, de 11 de março de 1998. Aprova o Plano Diretor Local da Região Administrativa de Taguatinga – RA III, conforme o disposto no art. 316 da Lei Orgânica do Distrito Federal. Brasília: Câmara Legislativa do Distrito Federal, 1998. Disponível em: <http://www.cl.df.gov.br/portal/legislacao/leis-distritais-1>. Acesso em: 8 jun. 2008.

Para elaboração de outras referências bibliográficas não citadas aqui, seguir as orientações da NBR 6023/2018 da ABNT.


NORMAS DE PUBLICAÇÃO DAS NOTAS DE DIÁLOGO por Geodiálogos: Revista Eletrônica de Diálogo e Divulgação em Geografia está licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 Internacional